Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, OSASCO, Natural da Paraiba, Mulher



Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Cida Viana - Adm
 Voce S/A
 Palestrante Sergio Dal Sasso
 Economia e Finanças
 Palestrante Mario Persona
 Leandro Vieira
 Palestrante Débora Martins
 Fabio Marques


 
Blog de Cida Viana


22/05/2010 - 07h01

Italianos aprendem português com livro feito por crianças de Juripiranga (PB)

Da Redação Em São Paulo

Quando ouviu a sugestão de fazer um livro digital com seus alunos, a professora Jocileia Izidorio, que dá aula para uma turma de correção de fluxo na cidade de Juripiranga, na Paraíba (a 60 km de João Pessoa), não imaginava que a obra iria terminar na Itália –e traduzida. “Fiquei bestinha com a história”, disse.

O livro, feito por 15 crianças com idades entre 8 e 15 anos, retrata o cotidiano da cidade do interior paraibano com cerca de 10 mil habitantes e economia baseada na produção de vassouras com palha de carnaúba. O tema –“Juripiranga, este é o meu lugar”– foi sugerido pelas próprias crianças. A edição digital ficou a cargo da Editora Plus, uma organização sem fins lucrativos e especializada em e-books.

Capa do livro, traduzido para o italiano, escrito por crianças do interior da Paraíba

“A gente falou da cultura de Juripiranga. Foi feito gradualmente: o campo, a produção da vassoura. Eu e os alunos visitamos. Eles escreviam o que eles viam. Não foi nada imposto. Eles escolhiam os temas”, afirmou.

A linguagem fácil e descomplicada chamou a atenção do professor José Fernando Tavares, que dá aula de português brasileiro em San Benedetto del Tronto, no litoral italiano do mar Adriático. Ele é designer dos livros da editora online e decidiu usar o “Juripiranga” em sala. Foi o suficiente para os alunos se empolgarem e mandarem traduzir a obra.

Italianos que aprendem português: alunos se impressionaram com a alegria dos paraibanos

“Usei o livro como texto para leitura e análise de frases simples e também como exercício de tradução para o italiano. Como o pessoal gostou do livro, decidimos fazer uma tradução mais profissional. Aproveitando das traduções feitas na sala de aula, mandei o material para um meu amigo brasileiro que vive há anos na Itália e que trabalha como tradutor”, disse Tavares.

A turma de Jocileia, na época, era destinada a estudantes que tinham baixo rendimento nas séries que cursavam e acabavam encaminhados à correção de fluxo. Fazer o livro foi um projeto que animou a garotada. “Saber que um livro foi pra outro país tornou ainda mais orgulho”, afirmou.

Se quiser fazer o download do livro, basta acessar a página na Editora Plus. http://editoraplus.org/juripiranga-este-e-o-meu-lugar/

Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/05/22/italianos-aprendem-portugues-com-livro-feito-por-criancas-de-juripiranga-pb.jhtm



Escrito por Cida Viana às 14h30
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]